Connect with us

Atletismo

Trabalho de base no esporte de Joinville rende títulos e revela talentos

A conquista do tricampeonato da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), competição para atletas com idade entre 13 a 16 anos, evidencia a importância do trabalho de base realizado no esporte em Joinville.

Na competição terminada no sábado, em Rio do Sul, as equipes da Secretaria de Esportes (Sesporte) conquistaram quatro troféus de primeiro lugar e três de segundo. A pontuação geral foi suficiente para garantir o terceiro título consecutivo e o nono desde a criação da Olesc em 2001.

No final de julho, em Caçador, Joinville já havia conquistado o hexacampeonato dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

Ciclismo de Joinville foi vice-campeão na Olesc (Foto: Sesporte/Divulgação)

Para o secretário de esportes de Joinville, Douglas Strelow, a conquista da Olesc reforça a importância de cada vez mais se oferecer acesso às crianças e aos jovens à prática esportiva. Em Joinville essa ação começa com o Programa de Iniciação Desportiva (PID), que atende gratuitamente cerca de sete mil crianças com idade de 6 a 18 anos, em 24 modalidades.

Os Jogos Escolares, competição que envolve escolas públicas e particulares, foram citados pelo secretário como uma importante ferramenta para identificar e desenvolver futuros talentos.

“Fizemos algumas evoluções para que os Jogos Escolares funcionem como um berço de incentivo à formação de atletas, que no futuro podem se destacar em competições de alto rendimento”, reforça Douglas Strelow.

Com três medalhas de ouro (individual, duplas e por equipe), a mesatenista Lhays Stolarski, 15 anos, foi um dos destaques da Olesc, que reuniu três mil atletas. Lhays começou na modalidade no núcleo do PID na escola municipal Laura Andrade, no bairro Jardim Iririú, e hoje é revelação do tênis de mesa.

“É uma atleta que tem potencial para ser campeã na modalidade”, avalia o técnico Bruno Costa.

Na Olesc, Joinville levou para a competição uma equipe formada por atletas do núcleo avançado do PID, num trabalho iniciado há dois anos e que começa a dar frutos.

“Eles só foram para a Olesc porque a idade limite foi reduzida. E, na primeira participação, conquistaram o terceiro lugar nas duas categorias”, elogia o coordenador de Alto Rendimento e Formação da Sesporte, Estevan Cattoni.

Cattoni lembrou que o título na Olesc é o coroamento de um trabalho sério de investimento na base.

“Temos que destacar nossos competentes técnicos e nossos aguerridos atletas pelo comprometimento com o município. Sem eles, isso não seria possível”, completou.

Caratê foi fundamental para o título geral da Olesc (Foto: Sesporte/Divulgação)

17ª Olesc – Classificação geral por pontos

1º Joinville – 115 pontos
2º Blumenau – 99 pontos
3º Itajaí – 81 pontos

Troféus de campeão de Joinville:  Atletismo masculino, Caratê masculino, Natação masculino, Tênis masculino e Tênis de Mesa feminino

Troféus de vice-campeão: Ciclismo, Natação feminina e Tênis de Mesa masculino

Títulos de Joinville na Olesc: Nove (2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2010, 2015, 2016 e 2017)

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quadro de medalhas

Mais em Atletismo