Connect with us

Destaque

JEC deseja criar um Centro de Inteligência voltado ao futebol

Com duas Copa do Mundo no currículo, o alemão Oliver Bierhoff, atual gestor técnico da Seleção Alemã, garante que mais de um milhão de informações podem ser coletadas durante um único período de treinamento, utilizando corretamente os vídeos, aplicativos e plataformas à disposição. Ou seja, integrando a tecnologia com a inteligência, qualquer clube no planeta, segundo o ex-atacante, pode melhorar seu desempenho cognitivo, individual e coletivamente. É nisso que o Joinville, a partir de agora, se espelha.

Desde 2015, o JEC possui um analista de desempenho em sua comissão técnica. Hoje, o cargo é ocupado por Dênis Faria, no clube desde janeiro de 2017. Trata-se de um único profissional que faz a coleta dos dados dos treinamentos, analisa os adversários, mapeia jogadores no mercado e municia os atletas do elenco com informações sobre desempenho.

O clube, porém, quer ir além.

A ideia do Joinville é investir nos próximos meses para a criação de um Centro de Inteligência voltado ao futebol, com equipamentos e profissionais à disposição. A ampla ideia começou no Corinthians, com a implantação do CIFUT há mais de 10 anos, e hoje atinge todos os clubes importantes do país.

Com o Centro de Inteligência, o JEC poderá aumentar o trabalho de observação de adversários e jogos, produzir vídeos do clube e dos rivais visando exibir aos atletas, melhorar o fornecimento de relatórios aos membros da comissão técnica, justificar as correções por imagens e treinos específicos, além de prospectar novos atletas para serem contratados.

Este último ponto, aliás, tem sido fundamental nesta nova filosofia do Tricolor, comandado por Agnello Gonçalves. Todos os jogadores mapeados para a Copa Santa Catarina e Estadual 2019 são observados com análise nos dados individuais fornecidos pelos principais aplicativos de análise de desempenho.

A criação do Centro de Inteligência foi vista com bons olhos pela diretoria nas últimas apresentações. Ainda não existe, porém, um prazo para o início deste novo processo.

Texto: Gabriel Fronzi
Foto: Beto Lima/ JEC.com.br

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Destaque