Connect with us

JEC

CBF muda formato de disputa da Série D e JEC terá calendário estendido em 2020

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A CBF divulgou na tarde desta quinta-feira o calendário das competições nacionais para 2020 com uma mudança que impacta diretamente no Joinville. No próximo ano, a Série D do Campeonato Brasileiro será maior e teve o número de datas ampliado. Em comunicado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que a competição será estendida para 26 datas, com um novo modelo de disputa, iniciando no dia 3 de maio e com final agendada para 22 de novembro.

Com isso, a Quarta Divisão passa das atuais 16 datas para 26. Para ampliar a competição no calendário, a CBF também alterou a fórmula de disputa, que terá uma fase preliminar com oito clubes. Mas a entidade ainda não detalhou como será essa etapa.

Assim, a fase de grupos da Série D contará com 64 times (e não 68 como nos últimos anos). Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final.

  • COMO A COMPETIÇÃO ERA DISPUTADA DESDE 2016

Os times eram divididos em 17 grupos, com quatro times em cada, com a competição encerrando entre os meses de setembro e agosto, o que vinha sendo alvo de críticas por parte de jogadores e dos clubes.

Texto: Thiago Borges

1 Comment

1 Comment

  1. Abrão Balsanelli

    3 de outubro de 2019 at 19:50

    Bom pelo menos 14 jogos tão garantidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em JEC