Connect with us

CEPE

Paratleta de Joinville é convocado para a Copa América de Futebol PC

O zagueiro Jeferson Cardoso, do CEPE Joinville, foi convocado para a Seleção Brasileira Paralímpica que disputará a Copa América de Futebol PC, de 27 de outubro a 03 de novembro, nas cidades de Quito e Sangolqui, no Equador.

Aos 35 anos, ele se junta a outros 13 jogadores que representarão o Brasil na competição continental. Além do Jeferson, apenas outro atleta do Sul do país foi chamado. Trata-se do Lucas Correa, do Apesblu, de Blumenau.

A Copa América para pessoas com deficiência contará com a participação de 8 países, divididos em dois grupos. Na primeira fase, os times se enfrentam entre si dentro da própria chave. Os dois melhores colocados avançam às semifinais, fazendo duelos cruzados com o grupo oposto. O Brasil está na chave A, ao lado de Canadá, Chile e Colômbia.

TRAJETÓRIA

Natural de Assis Chateaubriand, no Paraná, Jeferson Aparecido Miranda Cardoso veio, junto com a família, morar em Joinville no ano de 1989 – na época, com seis anos. Aqui, viveu boa parte da infância, toda a adolescência e, hoje, com um filho de 13 anos, construiu sua própria família.

Ser diferente nunca foi um problema pra ele praticar o esporte que é a paixão nacional: o futebol. Quando pequeno, jogava bola na rua, na escola, com os amigos, … Com o passar do tempo, as “peladas” começaram a ser em quadra locada, semanalmente. A prática continua até hoje, com a mesma galera; mas há três anos, a decisão de jogar também em outro time, foi fundamental para estar hoje na seleção canarinho.

CEPE

Em 2015, Jeferson começou a treinar e jogar pelo Centro Esportivo Para Pessoas Especiais (CEPE). A equipe joinvilense, como já diz no nome, é volta à pessoas com deficiência e disputa várias competição, até mesmo em categorias que não são paralímpicas, como fez na Taça RICTV Record de Beach Soccer no início desde ano.

Jeferson (ao centro) atuando pelo CEPE/Joinville (Foto: Divulgação)

Pelo CEPE, o zagueiro foi eleito o melhor jogador da Série B do Brasileiro Paralímpico em 2015, e foi campeão da Regional-Sul nacional em 2016. Além disso, ele e todo o elenco joinvilense representaram o Brasil na Copa América  de 2015, onde conquistaram o bronze para o país.

Texto: Thiago Borges
Foto: Divulgação

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Mais em CEPE