Connect with us

Jogos Escolares

Jogos Escolares de Joinville terão novidades em 2018

Os Jogos Escolares de Joinville 2018 terão nova fórmula de disputa, novas categorias de idade e novas modalidades. As mudanças foram definidas com base em sugestões apresentadas no workshop realizado em fevereiro pela Secretaria de Esportes (Sesporte) e pela Secretaria de Educação, com a participação de 158 professores.

A competição vai reunir alunos-atletas de 8 a 16 anos de escolas públicas e particulares de Joinville, divididos em quatro categorias – 8 a 10 anos, 11 e 12 anos, 13 e 14 anos e 15 a 16 anos. As inscrições já podem ser feitas pelas escolas a partir desta semana e vão até o dia 14 de maio. O link para a inscrição será encaminhado para as unidades via e-mail.

Ano passado, a competição reuniu 65 escolas. Para esse ano a expectativa da Sesporte é reunir um número maior de unidades.

A competição foi formatada seguindo as premissas esportivas e pedagógicas, tendo no professor de educação física o principal alicerce.

“Ele é o líder para que a formação das equipes e a mobilização da escola ocorram com efetividade e eficiência”, destaca Jean Kupicki, coordenador de Eventos da Sesporte.

Uma das novidades deste ano será a inclusão da categoria de 8 a 10 anos, que terá como evento piloto a disputa da modalidade de Queimada, dentro do projeto Grandes Jogos.

Nas demais categorias, serão disputadas as modalidades de outras edições e mais duas novidades: o basquete 3 x 3 e a luta do taekwondo.

Outra mudança será na fórmula de disputa. Nesta edição será realizada uma fase regional, uma seletiva para as modalidades coletivas que tiveram mais de 10 escolas inscritas por categoria. Essa etapa será disputada no mês de junho.

A chamada fase final será disputada de 1º a 22 de setembro. Os jogos finais das modalidades coletivas serão disputados no sábado, dia 22 de setembro, nos principais locais esportivos da cidade – Centreventos Cau Hansen, ginásio Abel Schulz e na Arena Joinville.

“Acreditamos que são os primeiros passos para evoluirmos continuamente, permitindo a ampliação do evento e garantindo uma maior participação de escolas e crianças/adolescentes no processo dos Jogos Escolares”, acrescenta Jean Kupicki.

Categorias:
08 a 10 anos (nascidos em 2008, 2009 e 2010)
11 e 12 anos (nascidos em 2006 e 2007)
13 e 14 anos (nascidos em 2004 e 2005)
15 e 16 anos (nascidos em 2002 e 2003)

Novas Modalidades: Basquete 3 x 3, Taekwondo e Queimada (só para a categoria de 8 a 10 anos)

Demais modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futebol de Campo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

  • CALENDÁRIO

12 de Março – Início das Inscrições para os Jogos Escolares de Joinville
4 de Maio – Término das Inscrições para os Jogos Escolares de Joinville
29 de Maio – Congresso Técnico dos Jogos Escolares de Joinville (Fase Regional)
11 a 30 de Junho – Fase Regional​: Seletiva para os Jogos Escolares de Joinville. Jogos regionalizados nas modalidades coletivas com mais de 10 escolas inscritas por categoria
6 de Agosto – Congresso Técnico dos Jogos Escolares (Fase Final)
31 de Agosto – Abertura dos Jogos Escolares de Joinville (Fase Final)
1º a 22 de Setembro – Fase Final​ – Jogos Escolares de Joinville
22 de Setembro – Finais das modalidades coletivas dos Jogos Escolares de Joinville

Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Mais em Jogos Escolares