Connect with us

Corrida de Rua

Etapa Joinville do Circuito Unimed de Corridas reuniu 800 atletas no domingo

O domingo amanheceu cinza em Joinville, mas às 7 horas as ruas próximas ao Centreventos Cau Hansen foram pintadas de cor-de-rosa pelos 800 corredores que participaram da etapa Joinville do Circuito Unimed de Corridas. A prova teve largada em frente à Câmara de Vereadores, teve percursos de 10k, 5k e caminhada, e foi marcada por muita emoção.

O Pernas Solidárias, projeto de inclusão social que proporciona a cadeirantes participar de corridas de rua, levou 27 corredores para as pistas. “Todas as nossas corridas são emocionantes, mas essa tem um gostinho especial. Joinville é nossa casa, foi onde nasceu o projeto. É muito lindo ver a credibilidade que o Pernas Solidárias conquistou”, celebra Cleiton Luiz Tamazzia, idealizador do projeto, com lágrimas nos olhos.

Estreante no projeto, a corredora Deia Zoboli contou com o apoio da mãe e também corredora Marlete Peixer Zoboli para conduzir o irmão Clemir pelos 10k da prova. “A prova foi perfeita e emocionante demais. Muito legal o apoio da Unimed a esse projeto tão bonito. O Clemir amou a prova e já estamos pensando nas próximas”, comenta Deia.

  • Corrida e saúde estão sempre juntas

Médico oncologista, corredor há três anos e um dos representantes da Unimed no evento, Dr. Edson Campos, elogia a iniciativa. “Incentivar a práticas saudáveis melhora a nossa vida: reduz o peso, o risco de diabetes, melhora a hipertensão e doenças ósseo-musculares, libera endorfina e deixa as pessoas felizes. Atualmente, dois dos grandes vilões do câncer são o excesso de peso e a falta de atividade física. Há uma série de doenças relacionadas isso. A prática da corrida deixa as pessoas felizes e saudáveis”, explica.

  • Corrida em família

Corredor há dois anos, o casal Roberto (59 anos) e Janete (57) participa sempre que pode do Circuito Unimed. “Antes nadávamos. Competíamos. Era muito bom, mas a corrida é mais gratificante. Você pode até chegar sozinho, mas sempre vai fazer amigos. Esse clima é muito bom. Nos faz bem, e nosso objetivo agora é fazer 42k”, contam eles, que garantiram troféus nas respectivas categorias.

  • Superação de limites e liberdade

Também praticante de corrida há dois anos, Lilian Nogueira, 43 anos, entende que o esporte é sinônimo de liberdade, de parceria, de companheirismo e de humildade. “Sobretudo, correr é estreitar a nossa relação com Deus. É uma superação constante dos nossos limites”, considera ela, que emagreceu 27kg depois que começou a correr.

  • Campeões da prova

Com pouco menos de 18 minutos de prova, o primeiro colocado geral nos 5k cruzou a linha de chegada numa disputa eletrizante: era Josué de Oliveira Rosa (00:17:56), apenas três segundos à frente do segundo colocado, Claudemir de Carvalho (00:17:59) e com vantagem de 10 segundos sobre Rodrigo Schwalbe (00:18:06). Nos 5k feminino, o pódio ficou com Rosmeri Dallagnol (00:21:03) no primeiro lugar, com Geovana Pereira Vaz (00:22:03), em segundo, e com Viviane Felippi Valcanaia (00:22:11), em terceiro.

Nos 10k geral masculino, a vitória ficou com Lucas Alves Andrade (00:35:03), seguido por Robson Nogueira de Almeida (00:37:51) e por Anderson Badziak (00:38:40). No feminino, Eliane Hoffmann conquistou o primeiro lugar (00:44:56), seguida por Clarice Kuhns (00:45:22), e por Karin Galkoski (00:46:21). Os demais resultados podem ser conferidos neste link (http://www.chiptiming.com.br/resultados/unimedjoinville).

  • Circuito Unimed de Corridas 2018

Neste ano, o Circuito Unimed de Corridas contará com 18 etapas.  Nove delas já foram realizadas – Joaçaba, Brusque, Rio do Sul, Itajaí, Mafra, Jaraguá do Sul, Caçador, São Bento do Sul e Joinville. Além dessas cidades, o circuito passará ainda por Tubarão, Concórdia, Videira, Porto União, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Florianópolis e Chapecó.

Fotos: Mauro Fanha e Fernanda Lutke

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copa Santa Catarina

Mais em Corrida de Rua