Connect with us

Artes Marciais

Aos 11 anos, atleta de Joinville é destaque no taekwondo

Aos 11 anos, o joinvilense Eduardo Felix de Oliveira Sokolowski já é destaque brasileiro no taekwondo, arte marcial sul-coreana que virou esporte olímpico em 2000. Na temporada que está se em encerrando, Eduardo conquistou o título catarinense e o vice-campeonato brasileiro na categoria infantil (para atletas com até 12 anos).

“Ele tem tudo para se transformar em um dos grandes nomes da modalidade”, atesta o professor Hortlano Belli, coordenador das modalidades de luta da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte).

Eduardo poderia até ter seguido o caminho de outra modalidade. A mãe, Darlene de Oliveira Sokolowski, queria praticar karatê e também levou o filho, então com cinco anos, à uma academia em Tijucas.

“Mas na cidade não tinha a modalidade de karatê e o Eduardo começou no taekwondo”, recorda Darlene.

Seis anos depois, o jovem atleta já treinou com os professores e mestres Vandeir Fugazza, Gilberto Oliveira, Jean Santos e Cláudio Corrêa (seu atual mestre), participou de dezenas de competições, disputou centenas de lutas. É o faixa preta mais jovem de Joinville e um dos cinco mais jovens do Estado.

Os treinos diários de 1h30, de segunda a sexta, e as competições não têm prejudicado o desempenho escolar de Eduardo, que acaba de completa o sexto ano do ensino fundamental.

“As notas são as melhores. A mais baixa foi 9,5”, conta a mãe.

Como não integra o calendário das competições da Fesporte, como a Olesc e os Joguinhos, o taekwondo ainda não tem atletas de destaque em Joinville em outras categorias. Eduardo é considerado referência no esporte.

“Esse é um caminho saudável. Ficamos felizes quando o desempenho do nosso filho serve de incentivo para outras crianças entrarem no mundo do esporte”, acrescenta Darlene.

Na graduação de dans, Eduardo já alcançou o 1º dan. Neste sábado (9), na Federação Catarinense da modalidade, em Florianópolis, ele presta exame perante uma banca de mestres para alcançar o 2º dan. Mais um passo em busca da realização de um sonho: representar o Brasil em uma Olimpíada.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copa Santa Catarina

Mais em Artes Marciais